Morreu na madrugada desta terça-feira, aos 83 anos o padre Elydo Alcides Guareschi. Ele estava internado desde dezembro do ano passado no Hospital São Vicente de Paulo. O Padre Guareschi foi reitor da Universidade de Passo Fundo entre 1982 e 1998, diretor da Rádio Planalto e Secretário municipal.
O velório ocorre a partir das 9h, no Salão de Atos da Faculdade de Direito, Campus I. Ao meio-dia, o corpo será transladado para Colorado, sua cidade natal, e será velado na Paróquia São João Batista. O sepultamento será no mesmo município.
Biografia
Elydo Alcides Guareschi nasceu em 26 de fevereiro de 1931, em Colorado (RS), filho de Guerino Guareschi e Oliva Pasinatto Guareschi. Iniciou os estudos primários em Linha Coati. Os ensinos fundamental e médio foram concluídos no Seminário Menor em Santa Maria (RS). No Seminário Central de Nossa Senhora da Conceição, em São Leopoldo, cursou Filosofia e Teologia. É formado também em Direito. Em 1957 trabalhou como professor da Faculdade de Filosofia da UPF. No ano seguinte tornou-se professor da Escola Normal Osvaldo Cruz e do Ginásio Osvaldo Cruz. Em 1961, foi diretor da Faculdade de Filosofia e em 1966, nomeado cônego do Cabido Diocesano e Juiz do Tribunal Eclesiástico Regional. No ano de 1969, foi eleito vice-reitor da UPF e em 1982, reitor, tendo sido reeleito em 1985 e em 1990, permanecendo no cargo até 1998. No ano seguinte participou do Colégio de Consultores e tornou-se coordenador do Tribunal Eclesiástico. Foi secretário da Educação de Passo Fundo no período de 2005 a 2008 e presidiu a Organização do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano. Recebeu os títulos de Educador Emérito, outorgado pelo Governo do Estado do RS e Cidadão Passo-Fundense, além de Doutor Honoris Causa pela UPF.