Presidentes e representantes dos Sindicatos Rurais de Erechim, Marau, Getúlio Vargas, Coxilha, Passo Fundo, Espumoso, Fontoura Xavier, Tapera e Selbach participaram nesta sexta-feira, 2/5, da reunião da Regional 6 da Farsul. O encontro aconteceu na sede do Sindicato Rural de Soledade, no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz.
Estiveram em pauta diferentes assuntos, entre eles, resíduo sólido – cidade x campo, segurança alimentar e custo de semente, em que o advogado Néri Perin fez a explanação, bem como a apresentação do projeto Escola Sustentável, desenvolvido pelo Centro de Assessoria em Resíduos Sólidos e Educação Ambiental (Cenatec), apresentado pelo seu diretor geral Antonio Silvio Hendges. Na oportunidade, também foi realizada a troca da coordenação da Regional 6 da Farsul. Antonio Orth passou o cargo para João Piccoli, de Erechim.
Quando entraram nos assuntos gerais, os presentes manifestaram que querem uma posição da senadora Kátia Abreu em relação aos impasses entre indígenas e produtores rurais. Da mesma forma, lamentaram a manifestação do Ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, ao falar que os produtores tinham acordado negociar as áreas com o povo indígena. Foi proposto que da reunião fosse produzido uma nota de repúdio pela manifestação do ministro.
Também prestigiaram a reunião, o presidente da Aprosoja RS, Décio Teixeira, e o diretor-administrativo da Aprosoja Brasil, Pedro Reus Nardes.