O Programa Estadual de Agroindústria Familiar foi tema de uma palestra realizada na tarde desta sexta-feira, 02/05, na EXPOSOL 2014. A condução do encontro foi de responsabilidade do diretor do Departamento de Agricultura Familiar, Comercialização e Abastecimento da Secretaria de Desenvolvimento Rural do RS, Ricardo Fritsch.
Durante a palestra foi apresentado aos presentes a política estadual da agroindústria familiar, bem como os principais objetivos, os benefícios, a legislação e a regulamentação do programa. De acordo com Fritsch, a agroindustrialização do produção realizada pelos agricultores familiares vem se constituindo em uma importante alternativa de geração de renda no meio rural. Nesse tipo de empreendimento, os agricultores são os protagonistas do processo, passando a atuar em toda a cadeia produtiva.
Ainda segundo o diretor, com este programa, o Governo do Estado busca apoiar a legalização e a implantação de agroindústrias familiares que produzem e comercializam alimentos que chegam à mesa dos consumidores. O programa é voltado para agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas, indígenas e pescadores profissionais artesanais.
Além do Programa Estadual de Agroindústria, foi apresentado ainda aos presentes o Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e Pequeno Porte – SUSAF/RS, uma nova legislação que possibilita o aumento na produção, geração de emprego, renda e vida digna no campo, além de abrir espaço para as agroindústrias familiares venderem seus produtos em território gaúcho com mais facilidade. Segundo informações divulgadas, mais de 190 municípios já pediram adesão ao SUSAF, inclusive Soledade, contudo ainda falta concluir algumas exigências para implantar no município.