Em clima de otimismo foi aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira, 1º/5, a 14ª edição da EXPOSOL. A solenidade foi realizada na Praça de Alimentação e diferentes autoridades prestigiaram o ato. Devido a instabilidade no tempo, o governador Tarso Genro não pode se fazer presente, mas foi representado pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Cláudio Fioreze.
O gestor geral da APROSOL, Olavo Valendorff, lembrou que a EXPOSOL é fruto da capacidade empreendedora do povo soledadense. “A APROSOL é uma entidade formada por 15 entidades e que por meio de seus representantes, que prestam seu trabalho voluntariamente, auxiliam a organizar a feira. Da mesma maneira, o poder público é nosso parceiro, investindo na infraestrutura do parque”, aduziu.
Valendorff lamentou que o tempo fechado impossibilitou que o governador Tarso Genro viesse até a EXPOSOL, porém ressaltou que espera a visita do chefe do executivo estadual nos outros dias da feira.
Ele ainda lembrou que para o próximo ano melhorias serão implantadas nas feiras que contemplam a agricultura. “Estamos participando do Programa Estadual de Revitalização de Parques e Feiras, que possibilitará investir na infraestrutura, fortalecendo esta vocação nata de Soledade, que é o setor primário”, comenta. Por fim, o gestor geral lembrou de todos aqueles que ajudaram na montagem da feira. “Fica registrado o nosso profundo agradecimento”, concluiu.
O presidente do legislativo, Juarez Knopf, destacou que a Câmara de Vereadores presta seu total apoio para realização da EXPOSOL. “É por meio desta feira que a imagem de Soledade é divulgada para o mundo todo, mostrando suas riquezas e seu desenvolvimento. Parabenizo os expositores que acreditam na EXPOSOL e que com certeza terão pleno sucesso.
Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Lucas Redecker enfatizou que todos as pessoas que trabalharam tem sua participação no sucesso da feira. “Vocês são peças fundamentais e Soledade já é destacada no cenário gaúcho pela representatividade que a feira tem na economia do Rio Grande do Sul. Desejo que a EXPOSOL siga cada vez mais pujante”, concluiu.
Giovani Cherini, representou a Câmara Federal, e por ser soledadense, diz sentir orgulho da EXPOSOL. “Cada vez mais eu vejo a feira ganhando em qualidade, oportunidade em que o município exalta suas potencialidades. Nossa exposição já é sucesso e está consolidada. Desejo uma grande EXPOSOL para todos”, ponderou.
O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Cláudio Fioreze, afirmou que o Governo do Estadual está investindo na região do Alto da Serra do Botucaraí, especialmente em Soledade. “Por exemplo, para cadeia produtiva das pedras, temos investimentos por parte do governo federal para o Centro Tecnológico. Já o Governo do Estado tem apoiado os pequenos pedristas, bem como na concessão de microcrédito”, disse.
Fioreze também lembrou do projeto apresentado para revitalização do Parque de Eventos Rui Ortiz, por meio do Programa de Revitalização de Parque e Feiras. “O Estado disponibilizará R$ 250 mil e o município arca com 20% de contrapartida, totalizando R$ 300 mil”, pontuou. Por fim, o secretário garantiu que o governador Tarso Genro vem em alguns dos dias da EXPOSOL.
O prefeito Paulo Ricardo Cattaneo destacou que a EXPOSOL é uma feira de Soledade. “Com a força, dedicação e união da administração e iniciativa privada, por meio da APROSOL, garantiu mais uma feira de sucesso. A EXPOSOL é de todos, sendo dos pequenos, médio ou grande empreendedor”, concluiu.
A EXPOSOL segue até domingo, 04, no Parque de Eventos Rui Ortiz.