CEUS realizou prestação de contas ao legislativo soledadense
Na noite desta segunda-feira (7), durante a sessão ordinária do legislativo municipal, esteve presente, atendendo a convite dos vereadores, Felipe Bianchi Cunha explanou uma prestação de contas do Centro de Estudantes Universitários de Soledade– CEUS, especialmente no tocante à situação financeira da entidade.
No requerimento de autoria das vereadoras Jussara Mello Batista (PP), João Vilmar Miranda (PP), e Amália Aparecida de Souza (PDT), o principal questionamento foi referente ao aumento dos valores das mensalidades aos estudantes que usam do transporte.
Acompanhado do tesoureiro da entidade, Bianchi explanou a situação financeira da entidade, que segundo os dados, ao longo dos anos contraiu uma dívida que quando a nova diretoria assumiu, ultrapassava os R$ 90 mil. Segundo o presidente, a maneira de sanar as dificuldades financeiras, foi através do aumento das mensalidades, corte de gastos operacionais e também a busca pelo aumento do repasse anual do executivo. As únicas fontes de arrecadação da entidade são: o repasse do executivo, e as mensalidades dos alunos que usam o transporte escolar.
A explanação sanou as dúvidas dos edis, que se comprometeram a se parceiros para o fortalecimento do CEUS. Já Bianchi, disse estar contente com a oportunidade de prestar contas e ainda afirmou que com a execução desta nova política financeira da entidade, até o findar de sua gestão, no final de 2014, a expectativa é de que a dívida da entidade esteja totalmente quitada. Ele ainda fez um destaque aos demais integrantes da diretoria, que têm trabalhado intensamente para fortalecer a entidade, e especialmente buscar alternativas para a resolução das demandas.
Outro aspecto destacado por Bianchi, foi a importância da participação da entidade. Segundo ele, na assembleia onde foram explanados os aumentos de mensalidades, além dos integrantes da diretoria, apenas um estudante compareceu. Para o presidente, a participação dos estudantes é essencial e somente através dela que as dúvidas e opiniões diversas poderão ser sanadas.
Com quase 40 anos de existência, o CEUS hoje transporta aproximadamente 600 alunos para os municípios de Carazinho e Passo Fundo.