Semana do Microempreendedor Individual é aberta em Soledade
A Semana do Microempreendedor Individual de Soledade foi aberta oficialmente na noite desta segunda-feira (31) no auditório Ivo José Stein. Com a presença da comunidade, do prefeito municipal, Paulo Cattaneo, secretária municipal de Indústria e comércio Marilda Borges Corbelini, presidente da ACIS, Paulo Ernani Klafke, presidente do Sindicato Rural, Josué Samir Lamaison, e da agente do SEBRAE, Ana Paula Mouro Stefanello; o ato que marcou o início da semana, foi o lançamento do projeto de qualificação do MEI.
Durante três meses, o SEBRAE/RS e a Prefeitura Municipal de Soledade irão focar suas ações na qualificação do Microempreendedor Individual (MEI). Os microempreendedores individuais serão capacitados em marketing e finanças através de assessorias, palestra, oficinas e cursos.
As atividades do programa serão desenvolvidas no Ponto de Atendimento do SEBRAE/RS em Soledade, localizado na Avenida Marechal Floriano, 395, sala 101, sendo totalmente gratuitas aos MEIs interessados. Os empresários terão acesso às oficinas SEI Vender, SEI Controlar Meu Dinheiro, SEI Comprar e Administrando o Fluxo de Caixa; aos cursos Como Vender Mais e Melhor e Formação de Preços; palestras e assessorias individuais em marketing, finanças. “Inicialmente, realizaremos assessorias individuais para execução de pesquisa e levantamento de necessidades das empresas. Ao final do projeto, faremos a avaliação do programa e construiremos um plano de ação com cada participante”, explica a técnica do SEBRAE/RS responsável pelo Ponto de Atendimento, Ana Paula Stefanello.
No ato, o prefeito municipal destacou os trabalhos do executivo para fortalecimento dos micro empresários com ações como as parcerias do SEBRAE e o programa de microcrédito. Cattaneo ainda lembrou que o executivo conta com um departamento especialmente voltado à atender os micro e pequenos empresários, coordenado por Cláudio Balastrelli. Para o prefeito as ações de investimento resultam em significativos avanços no fortalecimento da economia municipal.
Já a titular da SMICT, Marilda Corbelini, ressaltou as ações da secretária e ainda lembrou que uma das mostras da importância do trabalho, é evidenciada através do prêmio prefeito empreendedor, do qual o município está entre os 30 finalistas do RS. Soledade conta, hoje, com 671 MEIs formalizados, segundo dados do Ambiente Digital do SEBRAE/RS. O Microempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário: cabeleireiros, doceiros, artesãos, borracheiros, chaveiros, entre outras atividades.
Para ser um Microempreendedor Individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.
OUÇA A REPORTAGEM NO PLAYER ACIMA