As mudanças no secretariado do governador Tarso Genro, que irá trocar os titulares das pastas que irão concorrer no pleito de outubro, deverão ser definidas até segunda-feira. A intenção do governador é anunciar as alterações na quinta-feira, dia 20. Além dos secretários, será mudada a presidência da Corsan, considerada como primeiro escalão do governo. Sai Tarcísio Zimmermann (PT) e retorna o ex-presidente Arnaldo Dutra.
A principal troca, porém, irá acontecer na Casa Civil, onde o atual secretário Carlos Pestana deve ser substituído pela atual adjunta da Pasta da Educação, Maria Eulalia Nascimento. A Casa Civil deverá ser a exceção entre as mudanças, onde os adjuntos serão alçados como titulares. Isso se deve à relevância da Pasta e à relutância do PT em deixar a secretaria nas mãos de um integrante de outro partido.
A adjunta Mari Perusso, presidente estadual do PPL, será deslocada para o Assessoramento Superior do Governador. Maria Eulalia, assim como Pestana, pertencem a mesma corrente petista, a Democracia Socialista (DS), fator determinante para a troca. Apesar das declarações oficiais serem de que muita coisa pode mudar, as informações são de que a lista com os novos titulares está praticamente fechada.
O PTB, partido que comanda três secretarias onde ocorrerão as trocas (Obras, Trabalho e Economia Solidária), faz mistério sobre os nomes que serão apresentados ao governador na segunda-feira. \’Nós reunimos na terça-feira e definimos dois nomes, restando outro para escolher. Queremos submeter ao governador antes de divulgar\’, justificou o presidente do PTB e secretário de Obras, Luiz Carlos Busato.
O PC do B trocará Abigail Pereira, a frente do Turismo, por seu adjunto Márcio Cabral. Ivar Pavan (PT), secretário de Desenvolvimento Rural, dará lugar a Inácio Beninca, atual chefe de gabinete de Pavan.
Na pasta da Justiça, Fabiano Pereira (PT) sai para entrada da petista Maria Celeste e o titular da Secretaria da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi (PT), também será substituído pelo seu adjunto na Pasta, Cláudio Fioreze.