Uma cerimônia no pavilhão central abriu oficialmente a 15ª edição da Expodireto, em Não-Me-Toque. O ato contou com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer, do presidente da câmara dos deputados, Henrique Eduardo Alves, do governador Tarso Genro, e um grande número de autoridades locais, estaduais e nacionais. Lideranças ligadas ao agronegócio também se fizeram presentes.
O tempo chuvoso não afastou o público, que compareceu ao evento. A abertura foi transferida para esta tarde devido a presença vice-presidente da República e também do do presidente da câmara do deputados, Henrique Eduardo Alves
Em suas palavras, Temer disse se sentir honrado ao estar presente em uma feira da magnitude da EXPODIRETO. Ele ainda destacou os trabalhos do governo federal buscando fortalecer o agronegócio e comemorou os avanços já obtidos. – A EXPODIRETO revela o potencial do agronegócio brasileiro para o mundo, por isso, todos os organizadores, expositores e apoiadores merecem nosso reconhecimento -. Temer ainda transmitiu os votos da presidente Dilma Roussef e ainda disse que espera voltar para a capital federal com um grande numero de demandas dos prefeitos e lideranças gaúchas. Primeiramente quero desobedecer o nome da cidade (Não-Me-Toque), pois confesso que fui tocado por esse evento que aqui se verifica. Em reunião com a nossa presidente ela me disse que eu iria conhecer uma das maiores, senão a maior feira do nosso país. Aqui o volume de negócio é extraordinário. Não se fala em milhões, mas sim em bilhões – , falou Temer.
Em sua fala, o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade Ferreira, comentou sobre os recursos utilizados no agronegócio brasileiro e como o governo tem investido na agricultura. – Quando eu sobrevoava a região eu vi a alta tecnologia que é usada aqui, em todas as propriedades. Os recursos disponibilizados pelo Governo Federal tem estimulado o agricultor a investir cada vez mais em suas propriedades – , falou. Além disso, o ministro comentou sobre a questão da importação da soja para a China. – O Rio Grande do Sul foi o estado que mais nos incentivou a buscar negócios relacionados a soja com a China. Aqui é o berço da produção de soja. Mais de 50% da soja produzida no país foi importada pela China – , comentou.
Já o Governador Tarso Genro, em sua fala durante a manhã, declarou: – Com as políticas de indução do crescimento, estamos obtendo resultados excelentes. O crescimento do nosso PIB em 2013 será três vezes maior do que o do Brasil. A contribuição desse segmento foi fundamental para alcançarmos um patamar econômico tão positivo – , afirmou o governador. – O Estado é parceiro da Expodireto e continuará sendo. Vivemos um momento de alta complexidade no mundo inteiro, vivemos uma época de globalização financeira galopante, que dá força para o crescimento do Rio Grande do Sul e do país – , completou Tarso.
O presidente da Cotrijal, cooperativa que atua em 14 municípios da região e organiza a feira, Nei César Mânica, destacou o comprometimento dos gestores públicos para o desenvolvimento do agronegócio. – A expectativa para 2014 é a possibilidade de bons negócios, como também uma maior integração social, econômica e cultural entre nações. Faremos uma grande feira, consolidando a ampliação internacional do evento – , afirmou.