Dentista soledadense alerta para o uso de aparelhos ortodônticos piratas
O uso do aparelho ortodôntico tem sido muitas vezes motivado apenas por questões estéticas. Neste sentido, em todo País já foram registrados casos em que camelôs vendem aparelhos ortodônticos piratas.
A instalação pode ser feita por conta própria e se preferir eles mesmos instalam, tudo sem nenhuma formação odontológica ou higiene. “É como se fosse dentista”, afirma o vendedor. Tanto a compra, como a instalação precisam ser agendadas devido a alta procura.
Buscando alertar para o perigo do uso destes aparelhos, bem como para os cuidados que usuários devem ter, a reportagem da rádio Soledade conversou com a cirurgiã dentista e especialista em ortodontia, Graciele Vidaletti, que falou sobre os perigos que estes aparelhos podem causar.
Conforme Graciele, existem pessoas que querem usar aparelho por achar bonito, mesmo sem nenhuma necessidade e alerta que o uso do aparelho é indicado em casos específicos e caso usado sem indicação, o parelho pode causar sérios danos a dentição do usuário, tendo em vista que a força aplicada para a moldagem e alinhamento dos dentes, devem ser projetada conforme a necessidade do paciente e o objetivo da correção.
A profissional, o aparelho ortodôntico deve ter uma indicação especifica, não deve ser utilizado como um enfeite. Pois ao invés de ajudar estará prejudicando esse paciente, porque ele não fará a manutenção. Ainda sobre a troca das conhecidas “Borrachinhas” ela destaca que existe um certo período para troca e que algumas pessoas, por questões de estilo, trocam seguidamente estes itens, e em alguns casos, estas borrachinhas são adquiridas no comércio irregular, e produzidas com material adverso aos padrões. Em alguns casos os estilosos apetrechos irregulares, são produzidos com o mesmo material usado nas cerdas de escovas de dentes e de vassouras.
Outro fator citado pela ortodontista é o paciente colocar o aparelho e não fazer a manutenção. “Isso é pior, porque o fio entorta, o fio entortando o dente que não era torto acaba ficando. O paciente coloca o aparelho por achar bonito e depois não faz a manutenção e isso tem acontecido com frequência”, alerta.
OUÇA A REPORTAGEM COMPLETA NO PLAYER ACIMA