Levar o que há de mais recente na tecnologia e pesquisa para os produtores de leite, oportunizando um espaço de transmissão de conhecimento e promovendo o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite são as principais metas da Agrotecno Leite, feira que acontece de 26 a 28 de setembro na Universidade de Passo Fundo (UPF).
Consolidada no calendário de eventos do agronegócio gaúcho, a Agrotecno Leite chega a sua sexta edição para reforçar a importância da cadeia produtiva entre as principais matrizes econômicas da região, também impulsionando o Brasil no cenário internacional do setor.
A iniciativa é uma promoção de cerca de onze entidades, instituições e empresas, que juntas buscam promover um intercâmbio de ações, visando incluir, numa mesma oportunidade, produtor, indústria e consumidor.
Entre as atividades relacionadas nesta edição, destaca-se o projeto Beba Leite, novidade na Agrotecno Leite de 2011 que trouxe, pela primeira vez, um público diferenciado para a Feira. A oportunidade permitiu que crianças de seis a 11 anos de várias escolas de Passo Fundo e região aprendessem na prática, de forma lúdica, a importância do leite para uma alimentação sadia e balanceada.
Outra novidade na edição passada, que terá continuidade neste ano, será o espaço para a exposição, julgamento e venda de animais. Pelo menos 120 bovinos serão expostos, englobando também uma estrutura paralela junto aos Campos de Pesquisa e Centro de Eventos da UPF para receber tratadores, proprietários e visitantes.
Também serão realizadas palestras técnicas e estações demonstrativas de produtos, na dinâmica por ampliar o conhecimento de produtores, especialistas, estudantes, técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos, além de outros agentes da área. A Agrotecno Leite disponibilizará ainda cerca de 100 espaços, internos e externos, para a divulgação e comercialização, por parte das empresas, de seus produtos e serviços voltados ao agronegócio.
Os números comprovam a força desta que já se tornou uma das maiores feiras do agronegócio da região. Somente em 2011, a Agrotecno Leite gerou 7,5 milhões de reais em negócios. Em 2012 a expectativa da organização é de um crescimento de pelo menos 60 % no movimento comercializado.