Programa Mais Água Mais Renda incentiva armazenamento de água e irrigação
As estiagens no Rio Grande do Sul são a causa de grandes prejuízos aos agropecuaristas e consequentemente aos municípios do Estado. Nos últimos 10 anos houve um comprometimento do potencial produtivo das lavouras gaúchas de 70%, fazendo com que a necessidade de irrigação suplementar às culturas varie de 80 a 300 mm. Para incentivar estrutura de irrigação em propriedades rurais, o governo lançou o programa “Mais Água, Mais Renda” que incentiva o armazenamento da água da chuva. Quem explica é o Secretário Adjunto de Agricultura do Estado Cláudio Fioreze.
Conforme Fioreze, o programa é diferenciado, porque é executado pelo produtor e não pelo governo. Ele cita como benefícios do programa a agilidade no Licenciamento Ambiental e Outorga Prévia do uso da água para açudes até 10 ha e áreas irrigadas até 100 há e incentivo financeiro para a implantação e ampliação do uso de sistemas de irrigação.
Secretário Adjunto de Agricultura do Estado Cláudio Fioreze ressalta que na adesão ao programa, os agropecuaristas podem participar de projetos com ou sem financiamentos para irrigação.
O Secretário conta que em um mês e meio de funcionamento do programa, já foram encaminhados 310 projetos.