Inaugurada a pista experimental construída com resíduos de pedras preciosas
A solenidade aconteceu no acesso interno do Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Jóias do Rio Grande do Sul – CT-Pedras. O ato foi realizado na manhã da segunda feira,03. Apista foi desenvolvida pelo grupo de pesquisa de desenvolvimento de materiais alternativos aplicados a pavimentação de baixo custo, vinculado ao programa de Pós-Graduação em Engenharia e ao curso de Engenharia Civil da Universidade de Passo Fundo-UPF. O diretor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura-FEAR, Valter Alves Guimarães explica que além das pedras serem preciosas, os seus resíduos também são valorosos. Ele acredita que o material será útil e vai deixar de ser um problema ambiental. Ressalta que como toda tecnologia nova, precisa ser monitorada para análise de resultados de durabilidade e segurança.
O diretor do CT-Pedras, Juliano Tonezer conta que objetivo deste estudo foi utilizar o pó (material que sobra) da rolagem de pedras preciosas, como material alternativo na pavimentação urbana, com custo inferior aos convencionais. Conforme Tonezer, a pista será testada durante seis meses.
O prefeito de Soledade Gelson Renato Cainelli comemora a iniciativa e afirma que se o material for aprovado nos testes, poderá ser usado nas estradas do município.
O descarte de resíduos faz parte das adequações previstas no programa Empresa Legal, que é desenvolvido pela Administração Municipal, visa incentivar e legalizar as pequenas empresas do setor pedrista.