Soledade passa a ser considerado município infestado pelo mosquito da dengue
Soledade já é considerado pela Coordenadoria Regional de saúde como município infestado pelo mosquito transmissor da dengue. A informação foi confirmada pela médica Marli Fraveto, que integra o departamento de vigilância da 6ª CRS.
As últimas leituras, realizadas pelo setor de vigilância sanitária confirmam que a situação requer o apoio de todos os moradores no combate aos focos do mosquito, pois foram encontrados vários focos nas armadilhas colocadas em pontos estratégicos. O número de focos encontrados ainda não foi divulgado pela secretaria municipal de saúde. Até o momento nenhum caso da doença foi confirmado, sendo que apenas uma pessoa, que está internada em Passo Fundo, aguarda o resultado de exames.
Na região da 6ª CRS, já são considerados infestados, os municípios de Carazinho, Casca, Espumoso, Marau, Não Me Toque, Passo Fundo, Tapejara e Tapera e agora Soledade.
Devido a esta situação, lideranças da área de saúde, já trabalham na formação de um comitê Intergestor que deverá buscar estratégicas de combate ao mosquito transmissor.
A dengue é uma doença febril aguda, transmitida pela picada de um mosquito fêmea, infectado por um vírus. O mosquito se prolifera em depósitos com água limpa e parada. Os sintomas mais comuns são febre alta, entre 39 e 40°C, cansaço, dores, principalmente nas articulações, dor de cabeça e manchas avermelhadas pelo corpo. Como não existe vacina, a melhor maneira de evitar a doença é a prevenção.
OUÇA A ENTREVISTA NO PLAYER ACIMA