Governo assina convênio para apoiar participação de agroindústrias na EXPOSOL
O governo do Estado firmou nesta segunda-feira (13) convênio para apoiar a participação de agroindústrias familiares na Exposição Feira Soledade (Exposol), que ocorrerá de 30 de abril a 3 de maio, no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz. Pelo acordo assinado no Palácio Piratini, entre o governador José Ivo Sartori, o secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, e o prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo, serão destinados recursos para tornar viável a comercialização de produtos de 53 agroindústrias familiares gaúchas.
Com expectativa de receber 150 mil visitantes durante os cinco dias de feira, a Exposol deve gerar cerca de R$ 40 milhões em negócios. Serão cerca de 480 expositores, divididos entre as feiras internacional de joias e pedras preciosas, de indústria, comércio e serviços, de máquinas e implementos agrícolas, da agroindústria familiar, de bovinos de corte, leite e ovinos, de pequenos animais, eventos da raça crioula, salão do automóvel, praça de alimentação e espaços alternativos e shows.
Este ano, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) já apoiou a participação de agroindústrias familiares em duas feiras no Rio Grande do Sul. Por meio do Departamento da Agricultura Familiar e Agroindústria, foi possível a presença de empreendimentos na Expodireto Cotrijal e na Expoagro Afubra. Os agricultores familiares comercializaram cerca de R$ 1,5 milhão.