Recorde de vitórias anima, Inter assume 2º lugar e se permite sonhar com título: “Só seis pontos”
O Inter venceu o Ceará por 2 a 0 na noite de quinta-feira, Caio Vidal marcou seu primeiro gol pelo time profissional e Abel Braga superou o recorde de vitórias de Eduardo Coudet na temporada. Tudo isso, porém, ficou em segundo plano diante da ascensão colorada na tabela, que reacende o sonho do título brasileiro.
Com 50 pontos, o Inter assumiu a vice-liderança e viu a distância para o líder São Paulo cair para seis pontos. A queda da diferença, que chegou a ser de 12 pontos na 24ª rodada, quando o Colorado ocupava a sexta posição na classificação, anima o grupo de Abel Braga.
O discurso empolgado do jovem Caio Vidal, que marcou seu primeiro gol pelo clube no Castelão, encontra postura mais comedida na direção e comissão técnica. Até porque os quatro times logo atrás do Colorado na tabela – Atlético-MG, Flamengo, Grêmio e Palmeiras – têm jogos a menos.
Restam 10 rodadas ao Inter. Ou seja, 30 pontos a disputar. Pelos cálculos do matemático Tristão Garcia, a equipe que somar 76 ao fim do campeonato terá 99% de chance de levantar a taça. Neste caso, o aproveitamento necessário aos gaúchos é de 86%.
– Vamos com pé no chão. Não nos comparamos com ninguém. Não podemos ser iguais. Somos nós. O que foi feito até agora, até nos momentos difíceis, não teve balbúrdia, ambiente ruim. Absolutamente nada. A recuperação veio com naturalidade, empates, perdendo pênalti… Agora estamos nesta sequência, que nos ajuda bastante – comentou o técnico Abel Braga.
A primeira vitória em 2021 também dá tranquilidade para a nova direção trabalhar o ambiente interno. Na entrevista coletiva de apresentação, o executivo Paulo Bracks garantiu que o único objetivo do momento é ver o time no posto mais alto possível da tabela em 24 de fevereiro, quando se encerra o Brasileirão.
Na noite de quinta, em sua primeira conversa com a imprensa após uma partida do Inter, o dirigente reforçou o discurso. Afirmou ainda que a responsabilidade da diretoria encabeçada por Alessandro Barcellos será de blindar o vestiário contra a euforia externa.
– Encontrei um grupo muito unido, focado, comissão técnica igualmente. E o trabalho nosso parte de manter esse equilíbrio, esta estabilidade. As possíveis críticas a gente vai tentar blindar para que os objetivos grandes, que estão próximos, factíveis, sejam buscados – assegurou Bracks.
Diante do Ceará, Abel viu um time prejudicado pelo gramado no primeiro tempo, mas depois o jogo “fluiu”. Além dos gols de Caio Vidal e Yuri Alberto, destacou a defesa, nomes criticados pela imprensa, como os laterais Rodinei e Moisés, e a motivação de todo grupo a cada partida.
– Estamos mais seguros na defesa, com Moledo jogando, Rodinei. Vê se vocês falam bem do Moisés? Não sei onde chegaremos, mas, jogo a jogo, damos o máximo. Jogando bem ou mal, mas procuramos dar nosso melhor. O ambiente é fantástico. Vocês não imaginam como é incrível quando eles fecham aquela roda antes do jogo – disse o treinador.
Fonte: GE