Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018
Telefone: (54) 3381.1550
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
23°
17°
20°C
Soledade/RS
Noite nublada
Ao Vivo:
Geral

PRF apreende 34 toneladas de madeira de araucária em Fontoura Xavier

Esta foi a segunda apreensão de madeira sem documentação de origem válida na região na última semana
PRF apreende 34 toneladas de madeira de araucária em Fontoura Xavier
03.05.2018 19h37  /  Postado por: Departamento de Jornalismo

Durante patrulhamento de rotina na rodovia BR 386 em Fontoura Xavier na tarde desta quinta-feira (03), a Polícia Rodoviária Federal abordou dois caminhões carregados com toras de madeira bruta no km 273.

Quando solicitada a documentação da carga, cuja origem era São José do Herval e tinha como destino uma serraria de Vanini, os motoristas apresentaram DOFs – Documentos de Origem Florestal vencidos, nos quais constava quantidade de madeira muito inferior ao transportado. Além disso, apenas uma das cargas possuía Nota Fiscal.

Os policiais constataram tratar-se de madeira de Araucaria angustifolia. O corte de araucária é proibido durante os meses de abril, maio e junho, conforme Portaria Normativa DC-20 do IBDF – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, conhecido como período defeso.

Diante da situação, foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência. Os motoristas, moradores de Casca e de Vanini, de 35 e 25 anos respectivamente, bem como os responsáveis pela empresa proprietária da carga, responderão pelo crime previsto no artigo 46 da Lei de Crimes Ambientais – Lei 9605/98:  Receber ou adquirir, para fins comerciais ou industriais, madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem exigir a exibição de licença do vendedor, outorgada pela autoridade competente, e sem munir-se da via que deverá acompanhar o produto até final beneficiamento.

A madeira apreendida será encaminhada ao IBAMA e os veículos utilizados no crime ficarão à disposição da Justiça. Também compareceu e acompanhou a apreensão a Patrulha Ambiental (PATRAM) da Brigada Militar de Estrela.

No último sábado (28) já haviam sido apreendidas cerca de 22 toneladas de madeira de araucária na BR 386 em Pouso Novo, sem documentação fiscal e de origem.

Imagens
Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.