Domingo, 21 de Outubro de 2018
Telefone: (54) 3381.1550
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
24°
12°
22°C
Soledade/RS
Parciamente nublado
Ao Vivo:
Cultura e Turismo

Documentário sobre o setor pedrista de Soledade será lançado nesta quarta-feira (07)

Documentário sobre o setor pedrista de Soledade será lançado nesta quarta-feira (07)
07.12.2016 15h08  /  Postado por: upside

Será Lançado na noite desta quarta-feira (07/12) o filme “Vozes Preciosas”. A produção faz parte do Programa de História Oral do Museu de Pedras Preciosas e Mineralogia Egisto Dal Santo.
Segundo Bernardo Turella, que integra a equipe de organização do trabalho, o documentário irá mostrar entrevistas onde pessoas ligadas ao setor pedrista contam fatos que registram a importância histórica, economia e social das pedras preciosas para Soledade. Serão cerca de 30 minutos onde nove pessoas contam seus depoimentos. A proposta é produzir um documentário com a narrativa de diversos “personagens” da história do comércio e extração de pedras preciosas do município de Soledade.
Entre os entrevistados estão Eugênio Giovanella, Dione Dal Santo, Hélio Lodi, Juliano Tonezer, pessoas ligadas diretamente ligadas ao setor. “Ao produzirmos o material tivemos mais de sete horas de entrevistas, que foram sintetizadas em 30 minutos” diz Bernardo. Ele ainda comenta que está se trabalhando há cerca de um ano e meio no projeto que teve também como responsáveis pela produção o museólogo Fernando Pacheco e a historiadora Thainá Battesini Teixeira.
Turella também lembrou que este é um primeiro passo, mas que muito ainda pode ser feito para que a história da “Capital das Pedras Preciosas” fique registrada para o futuro.
O lançamento ocorre a partir das 19 HS, no auditório do Museu de Pedras Preciosas e Mineralogia Egisto Dal Santo, no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz.
OUÇA A ENTREVISTA NO PLAYER ACIMA

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.