Terça-feira, 13 de Novembro de 2018
Telefone: (54) 3381.1550
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
30°
20°
30°C
Soledade/RS
Nublado
Ao Vivo:
Agricultura

Emater prepara novidades para a 39ª Expointer

Emater prepara novidades para a 39ª Expointer
26.08.2016 13h32  /  Postado por: upside

Emater prepara algumas novidades na 39ª edição da Expointer, que começa neste sábado (27), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, como a apresentação, prática e teórica, de manejo integrado de pragas, a produção de leite à base de pasto e melhoria da qualidade do leite, o Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, as energias alternativas e as receitas que serão elaboradas em uma cozinha didática.
Desde o ano passado, em um novo espaço, ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar, junto com a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), a Emater vai demonstrar como a energia solar fotovoltaica pode ser implantada pelos produtores rurais; o que fazer para melhorar a fertilidade do solo, com adubação verde, terraceamento e cordões vegetados; e repassar dicas de compostagem, gestão, saneamento básico e educação ambiental, piscicultura, cultivo de hortigranjeiros em ambiente protegido e a céu aberto, e sobre agricultura urbana.
A cozinha didática vai abordar a ‘Biodiversidade na Sua Mesa’. O objetivo é aumentar a consciência para a diversidade dos alimentos locais e os benefícios nutricionais das leguminosas e Plantas Alimentícias não Convencionais (Pancs), como parte da produção sustentável de alimentos voltados para a soberania e segurança alimentar e nutricional.
Os extensionistas também vão demonstrar as ações socioassistenciais desenvolvidas pela instituição, os cursos dos oito centros de treinamento coordenados pela Emater e as atividades das unidades de cooperativismo.
A nova área ainda está em fase de estruturação e, por isso, a metodologia de demonstração das ações institucionais será em formato de Dia de Campo, método desenvolvido nos 494 municípios em que a Emater está presente. “Assim, além de ouvir as explicações e demonstrações, os visitantes poderão tirar dúvidas e conhecer na prática as ações desenvolvidas nas mais diversas áreas e com os públicos indígenas, quilombolas, agricultores familiares, pescadores artesanais e pecuaristas familiares”, explica o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre e coordenador geral do espaço, Ademir Santin.
Paralelamente, serão realizados eventos, como o lançamento do livro ‘Histórias das Agroindústrias Familiares’ e café da manhã com a imprensa, dentre outros.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.